Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando: “Afinal, vale a pena consertar uma geladeira usada?” Esse é um questionamento muito comum, especialmente quando surgem defeitos em equipamentos que já têm alguns anos de uso. Afinal, ninguém gosta de ser pego de surpresa com uma geladeira que para de funcionar, especialmente em dias quentes, como é comum aqui em Niterói e no Rio de Janeiro.
A boa notícia é que, muitas vezes, consertar uma geladeira usada é uma decisão mais econômica, sustentável e inteligente do que investir em um aparelho novo. Neste conteúdo, vamos te ajudar a entender quando vale a pena fazer esse conserto, os principais sinais de problemas, os custos envolvidos e como a PS Costa Refrigeração pode te ajudar a resolver isso de forma rápida e eficiente.
Vale a pena consertar uma geladeira usada? Entenda os principais fatores
Quando surge um problema no seu refrigerador, a primeira dúvida que aparece é se realmente compensa investir no reparo. A resposta vai depender de alguns fatores importantes que você deve considerar antes de tomar qualquer decisão.
Idade do equipamento
A idade da geladeira é um dos primeiros pontos que precisam ser avaliados. Geladeiras bem cuidadas podem durar de 10 a 15 anos tranquilamente. Se o seu aparelho está dentro dessa faixa e nunca deu grandes problemas, provavelmente ainda vale a pena consertar.
Por outro lado, se a sua geladeira já ultrapassou muito esse tempo e apresenta falhas constantes, talvez seja interessante avaliar se os custos do conserto não estão se aproximando do valor de um novo equipamento.
Tipo e gravidade do defeito
Nem todo defeito significa que a geladeira chegou ao fim da vida útil. Alguns problemas são simples e possuem solução rápida e econômica, como:
– Troca de termostato;
– Problemas na borracha da porta;
– Vazamento de gás;
– Pane no motor ventilador;
– Acúmulo de gelo no congelador.
Porém, defeitos mais sérios, como problemas no compressor, podem ter um custo mais elevado. Ainda assim, mesmo esses casos muitas vezes compensam o reparo, principalmente se o restante do equipamento estiver em bom estado.
Custo do conserto x preço de uma nova
Esse é um dos pontos mais importantes na hora de decidir se vale a pena consertar uma geladeira usada. A regra é simples: se o valor do conserto for inferior a 50% do preço de uma nova, normalmente compensa investir no reparo.
Além disso, pense que ao comprar uma nova, você terá custos adicionais, como transporte, instalação e até adaptações no espaço da cozinha.
Quais os sinais de que sua geladeira precisa de conserto?
Muitas vezes, a geladeira dá alguns sinais de que precisa de atenção antes de parar de funcionar de vez. Fique atento aos principais:
– Gela demais ou não gela o suficiente;
– Formação excessiva de gelo;
– Ruídos estranhos e constantes;
– Vazamento de água pela parte interna ou externa;
– Porta não fecha corretamente;
– Aparecimento de mau cheiro constante, mesmo após limpeza;
– Aumento repentino na conta de luz.
Se você percebeu um ou mais desses problemas, não ignore. Quanto antes você procurar assistência, maior a chance de evitar problemas mais sérios e, consequentemente, mais caros.
Se você está enfrentando algum desses problemas, pode contar com a nossa equipe!
Portanto, agende uma visita técnica sem compromisso! Estamos prontos para atender você em Niterói e região, levando qualidade, transparência e agilidade no conserto da sua geladeira, freezer ou cervejeira.
PS Costa Refrigeração — Soluções rápidas e eficientes para seu eletrodoméstico!